sexta-feira, 17 de abril de 2009

Estreias do FC Porto na Liga dos Campeões 08/09

in www.ojogo.pt

Aly Cissokho: a maior revelação

Aly Cissokho anda nas bocas do Mundo depois das boas exibições conseguidas ao serviço do FC Porto na estreia na Liga dos Campeões, especialmente em Old Trafford. O jogador que há dez meses deixava o Gueugnon da II Divisão francesa entrou noutra dimensão e tem concentrado as atenções da Imprensa gaulesa, ávida de uma boa história. "O Manchester United é a equipa do coração. Prometi a mim próprio que um dia havia de ir ver um jogo a Old Trafford e de um momento para o outro estava no relvado a jogar pelo FC Porto contra o Cristiano Ronaldo e o Rooney!", confessou Cissokho esta semana à France Football.

Desde esse jogo que vai ficar na memória do jogador, a lista de clubes interessados ou que já o observaram é interminável e junta Lyon, Marselha, Paris SG, Hamburgo, Estugarda, Atlético Madrid, Valência, Manchester City, Liverpool, Manchester United e Tottenham. Entretanto, a polémica surgiu recentemente, quando a Imprensa do Mali revelou que Cissokho seria originário daquele país e não do Senegal, o que faria dele um "reforço" para a selecção daquele país, mas Cissokho já terá garantido ser originário do Senegal.

Mas o FC Porto estreou mais sete jogadores: Hulk, Tomás Costa, Fernando, Sapunaru, Rolando, Benítez e Guarín, que com isso garantiram experiência competitiva e valorização para uma transferência futura.

Rolando Idade: 23 anos Minutos: 900'
Estreou-se na prova e cumpriu todos os minutos dos dez jogos, sinal de confiança de Jesualdo. Marcou um golo em Kiev, decisivo para a campanha da equipa na Champions.

Fernando Idade: 21 anos Minutos: 812'
Uma das surpresas. Numa posição crucial, "o polvo" foi gigante em alguns jogos. O ponto alto foi em Old Trafford. Fez oito jogos e mostrou-se à Europa. Viu apenas um amarelo.

Sapunaru Idade: 25 anos Minutos: 670'
Benificiou da lesão de Fucile e foi subindo de rendimento. Excelentes exibições frente ao United e Atlético de Madrid. Somou oito jogos, todos a titular. Viu duas vezes o cartão amarelo.

Hulk Idade: 22 anos Minutos: 670'
Excelente em alguns jogos, decepcionante noutros, como anteontem. Ainda assim, uma estreia auspiciosa na Champions, faltando-lhe apenas marcar um golo nos dez jogos. Dois amarelos.

Tomás Costa Idade: 23 anos Minutos: 238'
Foi o suplente mais vezes utilizado por Jesualdo (sete). Titular em dois jogos, acima de tudo mostrou polivalência. Não se pode esquecer que joga na posição de Lucho.Viu um amarelo.

Benítez Idade: 24 anos Minutos: 180'
Começou a prova a titular, mas não se deu bem. Manchado pela exibição frente ao Arsenal, em Londres, e por outras, saiu da equipa. Deu para aprender nos 180 minutos de competição.

Guarín Idade: 22 anos Minutos: 120'
Também se estreou na Liga dos Campeões, somando três jogos e apenas um a titular. Tapado por Raul Meireles, as lesões também não ajudaram o médio colombiano.

Sem comentários: