quinta-feira, 10 de abril de 2008

TriCampeão e a preparar a próxima época


Há pois é.
É isso que faz do futebol o desporto rei. E mais rei é, quando temos equipas a dar alegrias aos adeptos como o porto tem feito nos últimos tempos.
Ganhar um campeonato, a 5 jornadas do fim, com quase 20 pontos de vantagem sobre o segundo «colocado» é obra. E não venham com a desculpa de que o futebol português é pobre e fraco. Essa desculpa já não cola. O Porto, mesmo pertencendo a um futebol menos vistoso da Europa, ganhou a Taça UEFA e a Liga dos Campeões, em dois anos de ouro, derrubando os colossos que passaram pela frente. Quem não se lembra do Milan-Porto? Quem não se lembra do Real Madrid-Porto? Quem não se lembra do Manchester-Porto? Quem não se lembra do Porto-Lázio? Certo é que estamos a falar dos tempos de Mourinho, mas também estamos a falar, se bem se recordam dos tempos de Fergusson, Mancini, Capelo e companhia. E em 2008 estamos a falar do tempo de Jesualdo. Não que tenha sido um treinador extraordinário, não que tivesse cometido nenhum brilharete, mas, e inquestionavelmente, porque vem cumprindo e batendo recordes. É certo que ficaria mais bonito se ontem tivéssemos assistido um BarcelonaxPorto, ao invés de um BarcelonaxSchalke. Mas o futebol é mesmo assim, hoje és tu, amanhã serei eu. E para que nesse amanhã sejamos nós, precisamos que nesta recta final, do campeonato e da taça, o nosso porto tenha forças para combater os laxismos, normais, para quem já se sente campeão e, mais importante, que os dirigentes saibam distinguir o importante do acessório, ao ponto de saberem conservar a equipa. É preciso ter destreza suficiente para perceber que é vital conservar jogadores chaves como Assunção, Lucho, Quaresma, Lizandro, Bozingua e Bruno Alves. Só assim poderemos ter um fio de jogo de campeão na época que se avizinha.

Campeões, ou melhor TriCampeões, mas ainda com a Taça pela frente, alguns recordes para bater e acima de tudo o prestígio de campeões para manter. Não pensem os próximos adversários que podem vir a garantir a Europa ou a manutenção, à custa da generosidade dos imbictos.

Abraços Portistas
Abel Cardoso

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei do artigo.
Deves continuar a escrever porque tens muito jeito.
A.Cardoso

Anónimo disse...

Parabéns por este Blogue, é com grande emoção que o descubro e tenho oportunidade de ver que qualquer Portista vive o seu clube independentemente do local do planeta em que reside.
deixo o link de um video que editei com as imagens da transmissão do jogo e festa da consagração do Tricampeonato recente: http://br.youtube.com/watch?v=v6PUJpLdFrI

Obrigado por existirem,
um abraço à Campeão!

Paulo César,
Leiria, Portugal.

rui moreira disse...

rui moreira