sábado, 29 de março de 2008

A mina crónica no jornal "A Bola"


Coluna do Senador
"Até o vento está mais azul"
por: Rui Moreira
A cidade da Praia, capital da República de Cabo Verde foi, esta semana, o palco escolhido para a realização do programa televisivo em que participo como comentador «azul e branco». Regressei assim, ao fim de uma década e meia, às «Ilhas do Vento» onde, no passado, me deslocava com frequência por motivosprofissionais. Passou muito tempo e, para dois terços da população do país, que entretanto progrediu e se democratizou, a antiga soberania colonial portuguesa faz parte da história que não conheceram. Por isso, e por culpa da nossa negligente falta de visão que nos leva a desprezar o enorme potencial dalusofonia, temia vir a encontrar um país diferente, ao nível dos afectos. Pelo contrário, reencontrei-os, bem vivos e preservados, naquele povo encantador e alegre, que não tem complexos da sua relação histórica connosco.Em Cabo Verde, percebemos que somos de outro país mas não nos sentimos estrangeiros. Toda a gente parece ter uma ligação afectiva com Portugal, que é hoje cimentada pela paixão exacerbada pelos nossos clubes de futebol. Até os mais novos, que têm acesso à informação global, seguem com grande entusiasmo as transmissões dos jogos que lhes chegam de Portugal e, também, tudo o que diz respeito aos clubes que adoptaram e que sentem como seus.Por isso, e ao contrário do que acontecia nas minhas anteriores visitas, desta vez não passei incógnito. Entre as muitas provas de afecto que recebi, não só por parte dos amigos mas também de muita gente que não conhecia, fiquei impressionado com a influência crescente do FC Porto naquelas paragens onde, dantes, os adeptos eram predominantemente benfiquistas e, residualmente, sportinguistas. Fruto dos resultados das últimas décadas, há hoje em Cabo Verde muitos filhos de empedernidos e devotos adeptos desses clubes que são portistas ferrenhos.Tive, felizmente, a oportunidade de conviver com muitos destes adeptos num jantar de portistas, organizado pelos promotores da futura Casa do FC Porto em Cabo Verde, em que me pude inteirar não só do seu clubismo, mas também do conhecimento detalhado de todos os assuntos do clube, que acompanham à distância. Como dizia Mário Semedo, Presidente da Federação Cabo-Verdiana, é pena que estes afectos não encontrem, em Portugal, a devida correspondência. Numa altura em que o FC Porto aposta fortemente na formação e em alargar a sua base de apoio para além das velhas barreiras regionais,Cabo Verde é,seguramente, uma aposta ganha à partida e que só precisa, agora, de ser acarinhada.





Abraços do Rui Moreira

sexta-feira, 28 de março de 2008

Ficha de Inscrição

Eis a ficha de inscrição para os adéptos e simpatizantes do FC Porto da Praia.


Depois de preenchida, fazer chegar a um dos elementos da comissão, ou enviar por email para abeldcardoso@hotmail.com.

quinta-feira, 27 de março de 2008

ânsia de vencer

Esta ânsia de vencer
não consigo controlar
largo tudo p'ra te ver
onde fores jogar.


Andam loucos por aí
que nos querem enfrentar.
guardo ódio a todos eles,
o dia vai chegar

Vou continuar a lutar
pelo Porto eu vou cantar
porque PORTISTA eu sou...!!!!

quarta-feira, 26 de março de 2008

mais fotos

























































Oscar, velha glória do FC Porto





















De regresso e já com saudades




Meus caros amigos e correligionários,


Acabo de chegar, há pouco mais de uma hora, a minha casa no Porto. Imaginem que chove imenso...


Queria aproveitar este primeiro momento para vos agradecer TODAS as provas de simpatia. TODO o calor. TODA a amizade.


Em breve, relatarei aquilo que vivi por terras de Cabo Verde. Não apenas o Jantar de Portistas, mas também a recepção na Câmara Municipal da Praia e nas entrevistas privadas com o Senhor Presidente da República e o Senhor Primeiro-Ministro.


Um abraço e aqui vão as fotos!


Rui Moreira


terça-feira, 25 de março de 2008

Comissão Instaladora da Casa do Porto na Cidade da Praia - Cabo Verde

Eis os dragões que estão à frente da comissão instaladora da Casa do Porto na cidade da Praia:

Abel Cardoso
António Cardoso
Benur Andrade

Carlos Pinheiro
Frutuoso Lopes
Gilson Lima

Jorge Cardoso
José Tomás Marçal
Lourenço Lopes
Nuías Silva
Sandro Pina

Sejam bem-vindos, dragões Cabo-verdianos


Congratulo-me imenso em poder dizer isso. Dragões de Cabo Verde. Esta é uma, cada vez mais real, certeza de que dentro em breve teremos a nossa CASA DO PORTO. Os passos estão dados, as assinaturas estão sendo recolhidas, sendo que, até esta data, já estão inscritos perto de 100 dragões.
Para breve será agendada uma assembleia onde os dragões poderão definir a forma de funcionamento da Casa do Porto.
Ontem, num jantar promovido pela comissão instaladora, reuniram-se perto de 60 dragões, no hotel Praia Mar, acompanhados da prestigiada personalidade nortenha e adepto incondicional do Porto, o Dragão Rui Moreira.
Mais uma vez, realçamos o nosso propósito e manifestamos a vontade de realizar a referida assembleia o mais cedo possível.
Contamos convosco.